top of page

5 curiosidades sobre Carlos Drummond de Andrade

C

Drummond foi poeta, contista e cronista brasileiro do período do modernismo, Considerado um dos maiores escritores do Brasil, Drummond foi precursor da chamada "poesia de 30" com a publicação da obra "Alguma Poesia".

O poeta teve uma vida recheada de momentos curiosos e interessantes, por isso resolvi fazer cinco desses momentos aqui.

1 – Em alguns relatos o poeta declarou que gostava de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Jobim e outros músicos brasileiros. No entanto, era muito fã de Chico Buarque. “Gosto de Chico Buarque, nem é preciso dizer, com quem me sinto identificado”, disse certa vez em uma entrevista.

2 – Aos 15 anos Drummond foi expulso da escola onde estudava, Colégio Anchieta, por insubordinação mental – na época a justificativa dos padres da direção.

3 – Arquivava todas as cartas que recebia com anotações e com as respostas que enviava. O seu arquivo de cartas possuía o nome de 1812 correspondentes, o que faz dele o maior do país.

4 - Drummond imitava com perfeição a assinatura dos outros. Para poupar-se de mais trabalho, falsificava a assinatura do chefe da repartição pública em que trabalhava. Tinha também a mania de picotar papel e tecido. “Se não fizer isso, saio matando gente pela rua”, dizia.

5 - Em 1989 o Brasil recebeu as notas denominadas Cruzados Novos, que foram estampadas por Drummond – de um lado o rosto do poeta, do outro o poema Canção Amiga (do livro Novos Poemas, de 1948): “Eu preparo uma canção/ que faça acordar os homens/ e adormecer as crianças.”

Fontes: Poeme-se / Sabedori&Cia


Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page